meteorologia em Maio

Meteorologia em Maio. O calor dura pouco.

O calor actual só vai durar até Quarta-feira. As previsões da meteorologia em Maio apontam para o regresso do frio a partir da próxima Quinta-feira. Para além de uma descida acentuada das temperaturas, teremos algumas nuvens, alguns aguaceiros e bastante vento durante vários dias.

Não arrume os casacos, pois este calor é transitório e as temperaturas até ao final de Maio serão mais parecidas às de Inverno do que às de Verão. Continuamos com uma Primavera de grandes contrastes.

Calor até Quarta-feira

As temperaturas elevadas e acima da média para a época do ano vão manter-se até Quarta-feira, com máximas acima dos 30 ºC na maioria das regiões e a rondar os 35 ºC no Alentejo e no Ribatejo. O litoral Oeste também terá temperaturas elevadas e o vento Leste leva o calor até às praias.

As mínimas também vão subir e as próximas noites serão com temperaturas bem amenas a fazer lembrar o Verão. Será calor de pouca dura, pois durante o dia de Quinta-feira já se nota uma descida acentuada das temperaturas máximas.

Frio a partir de Sexta-feira

Tudo muda de aspecto na Quinta-feira à tarde. Aumenta a nebulosidade, a intensidade do vento e as temperaturas descem de forma acentuada.

Na Sexta-feira já ninguém se lembra do calor. As temperaturas descem para valores próximos aos de Inverno, há bastantes nuvens e alguns aguaceiros fracos no Norte e Centro. O vento também vai incomodar pois vai soprar moderado a forte de Noroeste.

No fim de semana o tempo continua fresco com algumas nuvens que podem originar aguaceiros esporádicos no Norte e Centro. Pode voltar a nevar na Serra da Estrela embora em quantidade insignificante. O vento continua a notar-se moderado de Noroeste.

Fresco até ao fim do mês?

As previsões de médio prazo indicam que o tempo pode continuar fresco até ao fim do mês, com alguns dias amenos quando houver mais sol. O calor actual não se deve repetir.

Podem ocorrer alguns aguaceiros no Norte e Centro. Apesar de serem muitos os dias em que a precipitação pode acontecer, a quantidade global de chuva será pouca pois os aguaceiros são esporádicos e normalmente fracos.

Como a fiabilidade das previsões de médio prazo é habitualmente baixa, pode haver algumas alterações ao cenário descrito.

A meteorologia em Maio reserva-nos uma segunda quinzena relativamente fresca e com alguns aguaceiros esporádicos. Há quem não goste mas também há quem agradeça. O tempo nunca está a contento de todos.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

temperaturas amenas
meteorologia em Maio
chuva
Meteorologia na primeira semana de Maio
tempo até ao 25 de Abril
Meteorologia para a Páscoa de 2019
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Dia-da-Criança
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum