Neve em Abril

Neve em Abril durante uma semana.

Depois de um Inverno seco e relativamente quente, eis que chega o frio e a neve em Abril durante vários dias seguidos. Na Serra da Estrela pode nevar durante mais de uma semana. Na Sexta-feira e no Sábado a neve pode chegar a algumas localidades mais altas.

A desejada chuva chega nesta tarde de Quinta-feira e atrás dela vem uma massa de ar bem frio e instável que favorece a queda de neve desde a madrugada de Sexta-feira até à noite de Sábado em cotas que vão variar entre os 800 metros nas madrugadas e os 1300 metros durante o dia.

Durante a próxima semana continua a nevar na Serra da Estrela em cotas acima dos 1500 a 1700 metros. Vai ser o maior nevão desde ano marcado pela ausência da neve no Inverno.

Neve na Sexta-feira e Sábado

Nos próximos dias há ar muito frio em altitude que favorece a queda de neve, mesmo com temperaturas ligeiramente positivas à superfície. A instabilidade permite a ocorrência de aguaceiros com alguma frequência.

Nas localidades situadas acima dos 800 metros a neve pode aparecer nas madrugadas de Sexta-feira e Sábado. Durante o dia também pode nevar em alguns momentos mas a cota vai subindo até aos 1200 ou 1300 metros.

Esta neve de Primavera vai ter dificuldades de acumular de forma duradoura abaixo dos 1200 metros. Pode pegar aquando dos aguaceiros mais fortes mas tende a derreter relativamente rápido.

Pode cair granizo com alguma regularidade, mesmo em cotas mais baixas. Já se sabe que o granizo acumula rapidamente mas também derrete depressa.

Uma semana a nevar na Serra da Estrela

Agora é que vai nevar com fartura na Serra da Estrela, depois de um Inverno miserável em termos de neve, eis que a Primavera traz o manto branco.

Para além dos nevões em cotas baixas até Sábado, depois de um intervalo com chuva ligeira no Domingo, a próxima semana volta a nevar com frequência acima dos 1500 a 1600 metros.

Tudo indica que a situação de frio e instabilidade de mantenha até Quinta-feira da próxima semana.

Vai acumular uma quantidade interessante que pode vir a durar até à Páscoa, caso não venha nenhuma chuvada importante entretanto.

Para se manter informado sobre a situação pode ir consultando a página especifica para Previsões de Neve

Chuva generosa

Uma coisa positiva traz este frio e esta instabilidade, a chuva que tanta falta já ia fazendo. Durante os próximos 10 dias vai chover com alguma regularidade.

Não é com a intensidade do ano passado nesta altura, mas ainda assim será uma quantidade razoável para minorar alguns problemas.

Uns dias com tempo de Inverno até vêm a calhar. Já chegava de tempo seco e quente fora de época. A Primavera regressa dentro de momentos.

Foto da Serra da Estrela em Abril de 2018 por Manuel Ferreira, desta vez não vai ser tanta neve.


Um comentário

  1. César Lopes diz:

    É com grande agrado e alegria que leio estas boas notícias….A neve não importa que fique só no cimo da serra, vem enriquecer os nossos nascentes com água.. E esta chuva vem ajudar a acalmar as alergias e a regar os terrenos secos que estão à espera desta chuva. Outra ótima notícia é poder desfrutar do ski na Páscoa…é tudo de louvar…Um grande abraço e um obrigado por nos fornecer estas previsões…

Leave a Reply

Outras publicações:

Tempo fresco no fim de semana
Meteorologia em Agosto
Tempo fresco
Temperaturas elevadas
trovoada na Segunda-feira
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Cinema
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum