Vamos ter uma noite de temporal de Terça-feira para Quarta-feira. Muito vento e chuva intensa, devido a uma superfície frontal que atravessa todo o território, começando ao anoitecer no Minho e acabando ao amanhecer no Algarve. Pode mesmo haver momentos com trovoada a acompanhar os aguaceiros fortes.
Até à meia noite desta Terça-feira a chuva forte faz-se sentir no litoral Oeste, particularmente no Minho.
Entre as 0 horas e as 3 da manhã de Quarta-feira é mais forte nos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e no litoral alentejano.
Entre as 3 e as 6 da manhã chega aos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, todo o Alentejo e Algarve.
Durante o dia passam a ser aguaceiros que por vezes também podem ser fortes e momentaneamente com granizo, sendo mais frequentes e intensos no Norte e Centro do que no Sul.
Durante a noite de Quarta-feira já chove pouco ou nada mas nota-se mais frio.
Associada a esta frente fria chega uma massa de ar mais instável e frio que faz com que a precipitação passe a ser neve na Serra da Estrela no inicio da manhã. Durante o dia os aguaceiros podem ser de neve acima dos 1300 metros e de granizo em cotas mais baixas em alguns momentos.
Se alguma da chuva forte da madrugada for neve, o que não parece, daria um bom nevão nas zonas mais altas.
Mesmo que só comece a nevar ao amanhecer ainda pode cair uma quantidade interessante ao longo de todo o dia.
Na Quinta-feira continua frio e podem ocorrer alguns aguaceiros de neve mas a quantidade é insignificante.
No fim de semana o céu está pouco nublado e as temperaturas sobem de forma acentuada. Com sol, pouco vento e temperaturas bem acima dos 20 ºC na maioria das localidades podemos falar em calor tipo Primavera.
Na Terça-feira da próxima semana é provável que as temperaturas desçam de forma acentuada, podendo mesmo virem 2 ou 3 dias com muito frio. Talvez os mais frios deste ano e com alguma neve em cotas relativamente baixas.
É evidente que a esta distância, esta parte da previsão carece de confirmação.
É assim o mês de Março, mudanças bruscas e acentuadas das temperaturas, dias de muito sol a alternarem com outros com alguma chuva. Como Fevereiro foi muito suave é natural que Março seja um pouco mais agreste.
Foto nas Penhas Douradas por Manuel Ferreira