Primeiro Nevão

Primeiro nevão de 2019 é dia 1 de Fevereiro.

Este ano tem sido uma miséria em termos de neve em Portugal. O primeiro  nevão de 2019, digno desse nome, vai ser amanhã, dia 1 de Fevereiro. Para além da Serra da Estrela também vai nevar nas outras montanhas que tenham mais de 1000 metros de altitude. A neve pode chegar a algumas localidades mais altas, mas vai ter algumas dificuldades em acumular.



Neve na Serra da Estrela

Não há dúvidas que esta Sexta-feira, dia 1, vai nevar com alguma abundância acima dos 1200 metros, podendo ao longo do dia descer até aos 1000 metros ou até menos. Onde a neve acumula o suficiente para se aguentar durante alguns dias é acima dos 1200 a 1300 metros.

Também vai estar muito vento, portanto o normal é que as estradas da Serra estejam encerradas durante alguns períodos. É um dia mau para viajar na Serra da Estrela e noutras montanhas mais altas.

O vento e o frio mantém-se no Sábado, dia 2,  mas a precipitação já vai ser pouca ou nenhuma. Caso ocorra algum aguaceiro fraco, pode ser de neve acima dos 700 ou 800 metros, para já parece pouco provável.

No Domingo, dia 3, diminui a intensidade do vento, a madrugada é bem fria com formação de geada, durante o dia há algum sol por entre algumas nuvens médias e altas. Isto significa que é um excelente dia para visitar a Serra coberta de neve.

Durante a semana também vai estar tempo estável e propicio a umas visitas à Serra que continuará com um bom manto branco.

Neve nas montanhas do Norte e Centro

O cenário descrito para a Serra da Estrela repete-se nas outras montanhas do Norte e Centro que tenham altitudes acima dos 1200 metros.

No Gerês o nevão pode ser importante pois a quantidade prevista é significativa e pode acumular acima dos 1000 metros. No Larouco o cenário é idêntico.

No Marão também vai nevar mas a acumulação mais significativa deve ser acima dos 1100 a 1200 metros.

Na Serra de Montemuro também se prevê que possa nevar com intensidade acima dos 1100 a 1200 metros.

Na Serra da Lousã pode nevar, em menor quantidade na Sexta-feira à tarde e na madrugada de Sábado, a acumulação vai ser pouca.

Neve nas localidades mais altas

A maior parte da precipitação vai ser durante o dia de Sexta-feira, falta algum frio para que a neve acumule em cotas abaixo dos 1000 metros.

Como há muito frio em altitude é possível nevar com temperaturas ligeiramente positivas  à superfície, no entanto, essas temperaturas positivas dificultam a acumulação.

O cenário mais provável é nevar nos momentos de precipitação mais intensa, ou por vezes misturada com a chuva acima dos 800 metros, pelo menos em Trás os Montes.

Como habitualmente Montalegre e a Guarda são as localidades onde pode nevar com mais frequência.




O primeiro nevão de 2019 vai ser jeitoso nas montanhas e relativamente fraco nas cidades. Sempre é melhor do que nada.

Foto nas Penhas Douradas – Serra da Estela por Manuel Ferreira


8 comentários

  1. Eu diz:

    “O primeiro nevão de 20019”?
    Então, isso é futurismo!
    Nada para nos preocuparmos de momento :)

  2. MariaC diz:

    Boa tarde. Gostaria de saber até quando prevê que se mantenha o manto branco na Serra da Estrela. Tenho em vista uma visita surpresa aos meus pais no final da próxima semana (6 e 7 de Fevereiro) e gostaria de saber se vale a pena planear levá-los à serra ver a neve. Sendo visitante assídua do site, desejo continuação de um óptimo trabalho! Grata.

  3. Maurício Pereira de Brito diz:

    Boa tarde.

    Tenho marcada uma Visita de Estudo com uma turma, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Sei que num prazo de 10 dias muito pode mudar mas gostaria de saber, pela sua experiência e de acordo com as actuais previsões, se será expectável que haja neve/produção de neve nesses dias. Desde já grato. Cumprimentos, Maurício Brito

    • Vitor Baia diz:

      Ainda falta muito tempo e as previsões podem mudar. Para já indicam sol e temperaturas elevadas. A neve já deve ser pouca nessa altura.

      • Maurício Pereira de Brito diz:

        Vamos então aguardar que melhorem. Muito obrigado.

      • Maurício Pereira de Brito diz:

        Bom dia. Venho chateá-lo mais uma vez. Neste momento encontram-se abertas apenas duas pistas na Estância. Gostaria de saber, tendo em conta o tempo previsto, se acha possível que seja feita produção de neve que possibilite a abertura de mais pistas para quarta e quinta feira. Desde já grato.

Leave a Reply

Outras publicações:

tempo até ao 25 de Abril
Meteorologia para a Páscoa de 2019
Meteorologia Abril
Neve em Abril
O tempo vai mudar.
Temperaturas elevadas
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-mostra-talento
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum