tempo de Primavera em pleno Inverno

Tempo de Primavera em pleno Inverno

Este inicio do mês de Janeiro vai ser marcado por tempo estável com muito sol e temperaturas amenas durante o dia e algum frio nas madrugadas. Nas zonas que não forem sujeitas a neblina ou nevoeiro matinal, que são muitas, podemos falar de tempo de Primavera em pleno Inverno.




A Península  Ibérica é das poucas partes da Europa que escapam a uma vaga de frio polar que vai atingir toda a Europa Central e de Leste e que também chega ao Sul com dias muito frios e alguma neve na Itália e na Grécia. Quando há exagero de frio de um lado tem de haver algum calor noutros sítios.

Para já, pelo menos  até ao dia 10 de Janeiro continuamos com este tempo estável e tranquilo. É provável que as coisas mudem lá para o meio do mês de Janeiro, mas o certo é que não temos chuva nem neve durante mais uma semana. Logo se vê quando as coisas mudam, estas situações do anticiclone instalado nas nossas latitudes costumam ser duradouras.

No vale do Douro e particularmente nos vales dos seus afluentes a neblina e o nevoeiro podem ser persistentes durante muitos dias. Aí as temperaturas podem chegar a ser negativas e haver lugar à formação de sincelo. Mesmo em Trás os Montes as temperaturas vão ser mais elevadas na parte alta das montanhas do que nos vales. O cenário mais provável é frio e nevoeiro nos vales, sol e temperaturas amenas nas zonas altas das montanhas.

O vento vai ser de um modo geral fraco e vai predominar de Leste  e Nordeste. Este vento fraco favorece a formação das neblinas matinais, mas durante o dia faz com que o calor do sol se sinta como na Primavera.

Não fossem as madrugadas relativamente frias nas zonas mais baixas e ninguém diria que estamos em pleno Inverno. Estes luxos pagam-se, quando mudar pode ser mau tempo a sério.

Na Serra da Estrela não há neve, nem se prevê que venha a haver nesta semana e na próxima. As noites são mais frias nos vales e zonas baixas do que na Torre. Nas montanhas o tempo é mesmo de Primavera em pleno Inverno.

Cá estarei para avisar quando as coisas mudarem para o lado da precipitação que traga a ansiada neve. Para já parece que podemos esperar sentados.




Aproveito para desejar a todos os seguidores um Bom Ano de 2019, com muita saúde, pois a meteorologia melhor ou pior podemos bem com ela.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Meteorologia Janeiro
tempo de Primavera em pleno Inverno
Meteorologia na passagem de ano 2018/2019
Meteorologia Natal 2018
chuva na Terça-feira
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

La Vie Guarda
La Vie Cinema gratis

La-Vie-Cinema
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum