Meteorologia Outubro

Meteorologia em Outubro. O Outono continua tranquilo.

A meteorologia continua sem grandes novidades na segunda semana de Outubro. O Outono continua tranquilo, sem chuva, com temperaturas agradáveis apesar de descerem para valores mais próximos do normal para esta época do ano. As madrugadas vão ser cada vez mais frescas, mas os dias continuam com temperaturas confortáveis.




O anticiclone continua por estas paragens, bloqueando a passagem das depressões e respectivas superfícies frontais. Quando terminar este bloqueio virá a chuva e o tempo mais instável próprio do Outono. Para já, parece que não vai ser nesta próxima semana, talvez na segunda quinzena as coisas mudem.

Estas situações de bloqueio baixam muito a fiabilidade das previsões, de um momento para o outro pode haver alguma alteração que permita a entrada da chuva. Parece pouco provável, mas não é de todo impossível.

As temperaturas podem descer de forma significativa na noite de Sábado para Domingo nas regiões do Norte e Centro. No inicio da semana as madrugadas podem ser frias em Trás os Montes e na Beira Alta. Durante o dia as temperaturas são amenas devido ao efeito do sol.
Nas regiões do Sul as temperaturas também descem mas ainda se nota algum calor durante os dias.

As nuvens vão continuar a ser poucas. Algumas nuvens altas no Sábado que ainda deixam passar bastantes raios solares. A partir de Domingo o céu deve continuar pouco nublado. Devido ao arrefecimento nocturno pode formar-se neblina nas madrugadas nos locais mais húmidos, tende a dissipar nas primeiras horas do dia.

O vento continua de um modo geral fraco. Pode ser momentaneamente moderado de Nordeste e Norte aquando da chegada de massas de ar mais frias. Vai predominar de Leste no interior e de Norte no litoral.

O risco de incêndio diminui em relação aos últimos dias devido à descida das temperaturas, mas continua a ser moderado pois o ar é bastante seco.

Andam tempestades tropicais a vaguear pelo Atlântico, não é de descartar a possibilidade de alguma vir a atingir os Açores ou a Madeira. Essa possibilidade só deve ser avaliada em previsões de curto prazo pois a rota destas tempestades é muito errática.

Aparentemente vamos continuar com tempo tranquilo. Quando a mudança for significativa cá virei anunciá-la.
Entretanto vão consultando as previsões das cidades que actualizo diariamente.




Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

chuva na Quinta-feira
Meteorologia Outubro
Outono Serra da Estrela
Setembro quente
Furacão Açores
calor e trovoada
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum