Outono Serra da Estrela

Tempo quente e seco no inicio de Outubro.

O tempo vai continuar quente e relativamente seco na primeira semana de Outubro. O anticiclone vai localizar-se a Norte da Península Ibérica criando uma corrente de Leste que transporta ar seco e relativamente estável.
O efeito do calor pode criar alguma instabilidade parcial de origem térmica, não sendo de descartar a hipótese de formação de algumas nuvens de trovoada. Os aguaceiros devem ser muito esporádicos, dispersos e de curta duração, embora possam ser localmente fortes.




As temperaturas  tendem a descer ligeiramente, mas pelo menos até ao fim de semana ainda são bem elevadas. Durante a próxima semana é provável que as mínimas desçam de forma mais acentuada, mas as máximas devem continuar acima da média. O tempo fresco ainda vem longe.

As nuvens são isoladas e raramente tapam completamente o céu. Podem aparecer cúmulos com desenvolvimento vertical a dar um ar de ameaça de trovoada. Apesar de ser pouco provável é sempre possível que ocorra alguma trovoada isolada. No litoral Oeste podem começar a regressar as neblinas matinais.

O vento vai ser de um modo geral fraco de Leste no interior e de Norte ou Noroeste à tarde no litoral. Em algumas zonas do interior pode soprar moderado de Nordeste em algumas madrugadas.

risco de incêndio  vai continuar elevado. O vento fraco facilita o combate inicial, mas o calor e o ar seco favorecem a propagação. As noites com algum vento de Leste que transporta ar muito seco agrava o risco e dificulta o combate a eventuais incêndios. A possibilidade de trovoada também agrava o risco de incêndio.

As previsões de cada dia ficam a seguir:

Quinta-feira dia 27 –  Céu parcialmente nublado. Alguns cúmulos isolados que podem dar um ar de ameaça de trovoada. Os aguaceiros são pouco prováveis mas podem ocorrer de forma dispersa e esporádica.
As temperaturas não têm alteração significativa.
Vento fraco de Leste e Noroeste.

Sexta-feira dia 28 –  Céu parcialmente nublado. Alguns cúmulos isolados que podem dar um ar de ameaça de trovoada. Pode regressar a neblina matinal ao litoral Oeste.
As temperaturas não têm alteração significativa.
Vento fraco de Leste e Noroeste.

Sábado dia 29 –  Céu pouco nublado. Alguns cúmulos isolados que podem dar um ar de ameaça de trovoada. Possibilidade de neblina matinal no litoral Oeste.
As temperaturas não têm alteração significativa.
Vento fraco de Leste e Noroeste.

Domingo dia 30 –  Céu pouco nublado. Alguns cúmulos isolados à tarde. Possibilidade de neblina matinal no litoral Oeste.
As temperaturas não têm alteração significativa.
Vento fraco de Nordeste e Noroeste.

Durante a próxima semana deve continuar o tempo seco. As madrugadas podem vir a ser mais frescas, no entanto, durante o dia as temperaturas continuam elevadas para a época. O vento vai predominar de Leste.

A mudança para o tempo mais húmido e instável característico do Outono ainda parece vir longe, no entanto, sabemos que tudo pode mudar a médio prazo pois a fiabilidade das previsões a mais de 6 dias é quase sempre muito baixa.




Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

chuva na Quinta-feira
Meteorologia Outubro
Outono Serra da Estrela
Setembro quente
Furacão Açores
calor e trovoada
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum