Furacão Açores

Furacões activos. Açores, Macau e EUA

Este fim de semana temos furacões activos que vão chegar a terra e provocar estragos nos Açores (apenas nas ilhas de Corvo e Flores), nos Estados Unidos (no litoral da Carolina do Norte) e um poderoso tufão no mar da China que vai provocar muitos estragos nas Filipinas, Hong Kong, Macau e litoral sul da China.

Em termos reais um furacão e um tufão são a mesma coisa, a diferença do nome apenas muda com a zona do Globo onde decorrem. Quando se trata do Oceano Atlântico e mar das Caraíbas ou Golfo do México chamam-se furacões e quando decorrem no Oceano Pacifico – Mar da China chamam-se tufões.




Vou deixar uma pequena informação sobre o que está previsto acontecer nos próximos dias com estes 3 furacões.

O furacão Florence chegou hoje aos EUA e vai deixar chuva torrencial até Domingo na Carolina do Norte e em parte da Carolina do Sul. O vento vai provocar estragos, mas o pior vai ser a quantidade de chuva, completamente fora do normal, que vai provocar grandes inundações.

Como a esmagadora maioria da população foi evacuada não se devem verificar muitas vitimas. Os estragos materiais vão ser avultados.

O furacão Helene anda no Atlântico deslocando-se de Sul para Norte e deve passar para a categoria de tempestade tropical.

É o que mais nos interessa pois pode vir a afectar os Açores no Sábado. Em principio só é motivo de preocupação mais séria no grupo Ocidental. O vento vai ser muito forte no Corvo e nas Flores na tarde e noite de Sábado e na madrugada de Domingo.

Esta tempestade ocupa uma área muito pequena e passa rapidamente. Só provoca muitos estragos se passar exactamente na zona das ilhas. Algumas previsões apontam para que passe mais a Norte, no caso de haver esse desvio os estragos serão menores. O risco de passar mesmo sobre as ilhas do grupo Ocidental é elevado e se acontecer a chuva também vai ser forte.

Nas ilhas do grupo Central vai haver muito vento mas dentro do que os açorianos estão habituados em dias de tempestades normais. No grupo Oriental também há vento mas dentro do normal de um dia de vento forte.

O tufão Mangkhut vai ser o mais devastador, apesar de ser aquele em que se fala menos. É o mais poderoso e o que vai passar em zonas com dezenas de milhões de pessoas que não podem ser evacuadas.

Sexta-feira e Sábado deve devastar as Filipinas e originar muitas vitimas e sérios estragos, quer pelo vento quer pelas inundações.

No Domingo chega a Hong Kong e Macau  durante a tarde e inicio da noite, ainda com muita intensidade. Na Segunda-feira percorre o litoral Sul da China e depois vai perdendo intensidade.

Em Macau deve ter uma intensidade muito parecida com o do ano passado que chegou a fazer muitos estragos.
Só fará vitimas se as pessoas se descuidarem ou facilitarem na sua protecção. Há construções suficientemente robustas para resistir à intempérie.

É normal haver falhas de electricidade e portanto de comunicação com as pessoas que estão nas zonas afectadas. Quem estiver nestas zonas deve proteger-se o melhor possível do vento e das inundações, ter água e mantimentos para vários dias pois pode haver falhas posteriores nos abastecimentos.
Caso falhem as comunicações todos os familiares devem ser pacientes e confiantes até que se retomem.

No Sul da China também vai fazer estragos e vitimas, embora que daí nunca cheguem cá as noticias do que realmente se passou.




É a fruta da época, só espero que não haja muitas vitimas, quem estiver nas zonas que citei não deve menosprezar a situação.

 


Leave a Reply

Outras publicações:

frio e aguaceiros
Outono
S. Martinho com chuva
Tempo de aguaceiros
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum