Julho fresco

Vantagens de um mês de Julho fresco

Quando todos temiam um Verão quente e seco eis que surge um mês de Julho fresco, depois de uma Primavera rica em chuva que acabou com uma seca complicada. Não se lamentem deste tempo pois as vantagens superam claramente um ou outro pequeno problema de quem queria mais calor.

Nada nos garante que os meses a seguir sejam assim, pelo que o calor exagerado ainda pode aparecer neste Verão, dado que ainda faltam mais dois meses em que tudo pode acontecer.

Para já, vamos ter mais uma semana com temperaturas amenas durante o dia e algumas madrugadas frescas. O que vem a seguir ninguém sabe, os habituais palpites só aguçam a curiosidade mas a fiabilidade é sempre pouca pois as previsões a mais de 10 dias são mesmo para não levar a sério.

Na minha opinião o tempo vai muito bom assim. Eis algumas vantagens de um mês de Julho fresco:

Praticamente não há incêndios e os que vão aparecendo são controlados com relativa facilidade. As neblinas matinais são importantíssimas para manter as plantas com humidade suficiente para inibir a propagação violenta dos focos de incêndio. Quanto mais tempo se mantiver esta situação mais tranquilos andaremos no que diz respeito a incêndios.

As temperaturas relativamente baixas e com uma humidade relativa razoável minoram o processo de evaporação e as reservas de água descem muito devagar. A água é uma riqueza que a evaporação nos vai roubando lentamente, quanto menos evaporar mais ricos ficamos.

Os agricultores têm água para regar as suas culturas e para criar os animais com menos custos do que no ano passado. Dá para produzir bons produtos alimentares para todos os gostos e tipos de dieta.

Os doentes e os idosos são sempre muito afectados pelas vagas de calor. Estas temperaturas amenas são bem mais saudáveis.

Poupa-se muita energia em ar condicionado, a conta da luz mais baixa ao fim do mês é uma vantagem para particulares e empresas.

Os desportistas têm temperaturas agradáveis para a sua actividade física. Ninguém gosta de correr ou pedalar com calor abrasador.

Apesar de tudo, o tempo nas praias algarvias vai estar bastante bom. Na costa Oeste está fresco e com neblina mas há pouco vento. Acaba por não ser mau de todo pois quando há muito calor o vento torna-se forte e desagradável.

As desvantagens deste Julho fresco podemos bem com elas:

O jornalismo sensacionalista não tem noticias dramáticas para dar, ainda bem que é assim pois todos passamos bem sem elas.

Talvez se venda menos cerveja e refrigerantes mas isso não constitui grande problema.

As trovoadas isoladas podem dar alguns prejuízos na agricultura, mas são muito localizados e áreas pequenas.




Aproveitem o cenário actual, pois nada nos garante que continue por muito tempo, esta semana é mais o menos garantido que se mantém. Já sabemos que em meteorologia as coisas mudam muito rápido e nem sempre são como gostaríamos.

Foto de Casal do Rei por Manuel Ferreira


Um comentário

  1. jorge gonçalves diz:

    Em relação as vantagens do não calor para esta altura do ano…concordo totalmente!Principalmente em relação ás noticias sensacionalistas! Porque 99% delas é isso que são!!!

Leave a Reply

Outras publicações:

calor até ao fim Agosto
meteorologia em Agosto
vento nos incêndios
onda de calor
Verão tranquilo
Julho fresco
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum