Meteorologia em Julho de 2018

Meteorologia na 2.ª semana de Julho 2018

Esta segunda semana de Julho terá tempo normal de Verão relativamente quente nas regiões do Sul e interior Norte e Centro, temperaturas amenas nas regiões do litoral Oeste. Poucas nuvens no interior Centro e Sul, bastantes cúmulos no interior Norte, neblinas e nevoeiros matinais frequentes no litoral Oeste.

O calor será mais notório até Terça-feira, havendo depois uma descida ligeira e gradual das temperaturas a partir de Quarta-feira, mesmo assim serão temperaturas amenas e dentro do normal para esta época do ano.

A precipitação será pouca. Algum chuvisco fraco a partir de Quarta-feira nas zonas em que a neblina matinal for mais densa e duradoura.
Podem ocorrer alguns aguaceiros tipo trovoada em Trás os Montes, serão dispersos e de curta duração mas não é de descartar a hipótese de haver um ou outro mais intenso como é normal com as trovoadas de Verão.

O vento será de uma forma geral fraco de Sudoeste e Oeste. Este facto faz com que o tempo nas praias do litoral Oeste acabe por ser razoável, pois as temperaturas amenas e a nebulosidade é compensada pela ausência de vento forte.

Previsões para cada dia:

Segunda-feira dia 9 – Bastante calor em todo o território nacional. Será o dia da semana mais quente e com menos nuvens. Possibilidade de neblina matinal no litoral. Vento fraco de Sul e Oeste.

Terça-feira dia 10 – Continua calor. Ligeira descida das temperaturas no litoral onde pode haver neblina matinal. Cúmulos à tarde no interior Norte que podem ameaçar aguaceiros isolados tipo trovoada ao fim da tarde. Vento fraco de Sudoeste e Oeste.

Quarta-feira dia 11 – Ligeira descida das temperaturas. Algum calor no interior e temperaturas amenas no litoral. Muitas nuvens baixas a provocar muita neblina ou nevoeiro matinal que pode provocar chuvisco ligeiro. Cúmulos a ameaçar trovoada no extremo Norte. Vento fraco de Oeste.

Quinta-feira dia 12 – Muito parecido com Quarta-feira, com mais nuvens e ligeira descida das temperaturas que se tornam amenas em todas as regiões. Possibilidade de chuvisco fraco no litoral e aguaceiros dispersos tipo trovoada em Trás os Montes. Vento fraco de Oeste.

Sexta-feira dia 13 –  Ligeira subida das temperaturas no interior. Continuação da neblina e temperaturas amenas no litoral. Cúmulos à tarde no interior. Vento fraco de Oeste.

No fim de semana continua tudo mais ou menos igual. Temperaturas amenas, ligeiramente abaixo da média para esta altura do ano, muitas neblinas matinais e algum sol à tarde. Vento fraco.

A meteorologia em Julho de 2018 vai boa para evitar a calamidade dos incêndios. As neblinas matinais são muito importantes para evitar os acontecimentos dramáticos como os do ano passado. No Algarve está muito bom nas praias. O calor abrasador não faz cá falta nenhuma.




Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

frio e aguaceiros
Outono
S. Martinho com chuva
Tempo de aguaceiros
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum