trovoadas

Bastante calor e possibilidade de trovoadas

O Verão vai entrar com bastante calor durante toda a semana e possibilidade de trovoadas isoladas a partir de Terça-feira. Apesar de ainda estar tudo muito verde, é preciso muito cuidado para não originar incêndios, apagar de imediato os que aparecerem pois as condições de combate a grandes incêndios são muito complicadas com estas condições meteorológicas. A trovoada pode dar origem a algumas ignições, a rede eléctrica deve ter uma vigilância especial.




As temperaturas máximas vão andar acima dos 35 ºC nas zonas mais quentes. Na faixa costeira serão mais amenas devido ao facto de o vento Norte e Noroeste transportar ar mais fresco vindo do mar, mas quando o vento tiver componente Leste também vai aquecer bem.

A partir de Terça-feira à tarde vão formar-se nuvens com desenvolvimento vertical que podem dar origem a algumas trovoadas isoladas. São mais prováveis na Terça-feira no Sul e a partir de Quarta-feira no Norte.
Durante o resto da semana podem continuar a ocorrer, sendo mais frequentes no interior Norte e esporádicas nas outras regiões.

Como sempre refiro, é impossível prever com antecedência onde e quando ocorrem as trovoadas.
Sabemos apenas que há condições para que se formem nuvens com desenvolvimento vertical, às vezes formam-se em escassas horas de forma dispersa e nunca se sabe onde vão descarregar.

O vento será de uma forma geral fraco durante toda a semana. A direcção do vento vai ser muito variável, maioritariamente de componente Leste no interior e de componente Norte no litoral. As possíveis trovoadas podem desencadear fenómenos de vento forte momentaneamente.

As previsões de cada dia ficam a seguir:

Pouco nublado VB MeteoSegunda-feira dia 18 – Céu pouco nublado. Podem aparecer algumas nuvens a partir da tarde nas regiões do Sul. Não é de descartar a hipótese de alguns aguaceiros esporádicos à noite no Alentejo.
Temperaturas altas em todo o território nacional. O calor já provoca algum incómodo.
Vento fraco a moderado de Leste e Norte.

Pouco nublado VB MeteoTerça-feira dia 19 – Céu pouco nublado. Há condições para a formação de nuvens isoladas com desenvolvimento vertical a dar um ar de ameaça de trovoada à tarde nas regiões do Sul.
Temperaturas sem grande alteração. Continua calor.
Vento fraco de Sueste de manhã e Noroeste à tarde.

Quarta-feira dia 20 – Céu parcialmente nublado. Bastantes nuvens a ameaçar trovoada. Podem ocorrer aguaceiros isoladas, de curta duração mas que podem ser localmente fortes.
Ligeira descida das temperaturas que não se nota muito devido ao aumento da humidade que vai dar uma sensação de calor abafado.
Vento fraco de Sul e Oeste.

Quinta-feira dia 21 – Céu parcialmente nublado. Nuvens a ameaçar trovoada que pode ocorrer de forma isolada.
Subida das temperaturas no Norte. O calor fica idêntico em todas as regiões.
Vento fraco de direcção variável no interior e de Noroeste no litoral.

Até Domingo continua o tempo quente e continuam a formar-se cúmulos com desenvolvimento vertical que podem provocar algumas trovoadas isoladas.




Leave a Reply

Outras publicações:

Furacão Açores
calor e trovoada
calor no fim de semana
calor até ao fim Agosto
meteorologia em Agosto
vento nos incêndios
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum