aguaceiros tipo trovoada

Alguns aguaceiros tipo trovoada até ao fim de Maio

O tempo vai ficar ligeiramente mais instável e vamos ter alguns aguaceiros tipo trovoada até ao fim do mês de Maio e talvez nos primeiros dias de Junho. Uma baixa pressão relativa, pouco cavada, vai estacionar nas nossas latitudes e cria a instabilidade típica do mês de Maio.




Não se assustem, pois na maior parte do tempo nem vai estar a chover. Estes aguaceiros tipo trovoada costumam ser esporádicos e mais prováveis durante as tardes. Pode haver locais em que mal apareçam, mas também pode haver outros locais em que sejam intensos e acompanhados de trovoada. O chato é que se torna quase impossível prever com antecedência quais vão ser os locais mais afectados pelos aguaceiros mais fortes.

As temperaturas vão ser amenas e dentro do normal para a Primavera com as máximas entre os 20 ºC e os 25 ºC. Se tivermos em conta que falta apenas um mês para o Verão até podemos considerar que são ligeiramente para o fresco.

Ainda bem que é assim, o ano passado já andávamos nesta altura acima dos 30 ºC e deu no que deu: seca e desgraças nos incêndios. Estes aguaceiros e estas temperaturas mantêm tudo verde e ajudam a agricultura. Se os aguaceiros não forem fortes a ponto de fazer estragos são úteis.

Quanto mais tarde vier o calor exagerado melhor será para todos. Temos muitos meses pela frente para aparecer.

O vento vai ser de um modo geral fraco de componente Sul com brisa de Noroeste à tarde no litoral. Dias sossegados no que diz respeito ao vento. Claro que as nuvens de trovoada podem desencadear fenómenos momentâneos  de vento mais forte, mas vão ser raros.

As previsões para os próximos dias ficam a seguir:

Terça-feira dia 22 – Deve haver bastante sol depois de alguma neblina matinal que será mais provável no litoral Oeste. Nas regiões do interior podem aparecer alguns cúmulos à tarde. Temperaturas sem alteração significativa. Vento fraco de Sul.

Quarta-feira dia 23 – Céu parcialmente nublado e possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos que são mais prováveis ao fim da tarde e à noite. Temperaturas amenas que podem subir ligeiramente. Vento fraco de Sul e Sueste.

Quinta-feira dia 24 –  Será o dia com mais nuvens e mais possibilidades de aguaceiros moderados. Devem ser mais frequentes e intensos nas regiões do Norte.
Descida das temperaturas. Vento fraco de Sueste e Noroeste.

Sexta-feira dia 25 – Prevêem-se aguaceiros tipo trovoada, o que quer dizer que podem ser moderados ou até fortes em alguns locais e pode haver outros locais em que nem chegam a ocorrer.
Ligeira descida das temperaturas. Vento fraco de Sueste.

No fim de semana pode haver algumas nuvens e alguns aguaceiros pouco frequentes. Temperaturas amenas e pouco vento.




Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia
frio e aguaceiros
Outono
S. Martinho com chuva
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie Natal

La-Vie-Natal

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum