tempo de trovoada

Tempo de trovoada durante uma semana

Depois da subida das temperaturas já verificada vamos ter tempo de trovoada durante, pelo menos, uma semana. O sol vai alternar com nuvens de desenvolvimento vertical que vão provocar aguaceiros isolados que podem ser acompanhados de trovoada.




Claro que na maior parte do tempo não chove, mas quando aparecer a chuva será através de aguaceiros que podem ser localmente fortes. Os dias em que podem atingir mais regiões são o Sábado, o Domingo e a Terça-Feira.
Nos outros dias também podem ocorrer de forma isolada, mais ao fim da tarde e inicio da noite.

O tempo de trovoada não permite que as previsões sejam precisas no que diz respeito a horários e localização.
As nuvens de desenvolvimento vertical formam-se em pouco tempo e de forma caótica não permitindo que os modelos matemáticos de previsão antecipem muito a sua previsibilidade.

Sabemos que a temperatura em altitude desce mais de 6 graus por cada mil metros, esse é o factor que permite a formação das grandes nuvens de trovoada.
O mais difícil é saber onde se formam as nuvens e onde vão descarregar.

As temperaturas à superfície são elevadas o que facilita a ascendência desse ar menos denso que ao subir até grande altitude vai arrefecer e dar origem às nuvens de uma forma rápida.

Previsões para os próximos dias:

Sexta-feira dia 20 – Bastante sol de manhã. Durante a tarde vão aparecendo nuvens que podem provocar aguaceiros à noite no Algarve, Alentejo e região de Lisboa. Vento moderado de Leste que pode ser forte no Algarve.

Sábado dia 21 – É o dia com mais possibilidades de aguaceiros. Na madrugada e manhã no Sul e no Centro, à tarde e noite no Centro e no Norte. Ligeira descida das temperaturas. Vento moderado de Leste tornando-se fraco de Sueste durante o dia.

Domingo dia 22 – Algum sol de manhã. Tempo de trovoada a partir da tarde que pode provocar aguaceiros dispersos, mais prováveis nas regiões do interior. Vento fraco de Leste e Noroeste.

Segunda-feira dia 23 – Bastante sol e subida das temperaturas, particularmente no Norte. Possibilidade de trovoadas isoladas a partir da tarde, mais prováveis no Centro e Sul. Vento fraco de Nordeste e Norte.

Terça-feira dia 24 – Algum calor para esta época do ano. Continuação do tempo de trovoada com possibilidade de aguaceiros isolados ao fim da tarde. Vento fraco de Leste no interior e moderado de Noroeste no litoral.

Quarta-feira dia 25 –  Mais do mesmo. Bastante calor e possibilidade de aguaceiros mais prováveis no Alentejo. Vento fraco a moderado de Nordeste.

Na segunda metade da semana devem manter-se as temperaturas amenas e diminuem as condições de instabilidade.

Resumidamente: Os próximos dias têm mais horas de sol e algum calor do que de chuva. Os aguaceiros tipo trovoada podem durar pouco mas ser localmente fortes.




Foto de Manuel Ferreira

 


Leave a Reply

Outras publicações:

calor até ao fim Agosto
meteorologia em Agosto
vento nos incêndios
onda de calor
Verão tranquilo
Julho fresco
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum