neve na Primavera

Mais frio, chuva e neve na Primavera

O tempo vai continuar frio e instável, vamos ter mais uma semana, pelo menos, com muita chuva em todo o país e bastante neve na Primavera, o que não sendo frequente vai acontecendo com alguns anos de espaçamento. Na noite de Domingo e na manhã de Segunda-feira pode nevar em algumas localidades de Trás os Montes e Beira Alta.




Na Serra da Estrela vai continuar a nevar praticamente todos os dias, criando a maior acumulação de neve na zona da Torre deste século 21, são apenas 18 anos. São metros de altura de neve na Primavera que se vai aguentar até ao Verão. Vão poder fazer ski em manga curta quando chegarem os dias de sol.

Definitivamente a seca já pertence à história, com a chuva desta semana as albufeiras acabam por encher, mesmo no Sul onde também vai chover com intensidade apreciável. Caso ainda não chegue, não se preocupem pois tudo indica que ainda continue a chover mais qualquer coisa na segunda quinzena deste mês de Abril.

A grande novidade pode ser a neve acima dos 800 a 1000 metros na noite de Domingo e na manhã de Segunda-feira. Uma depressão com muito frio em altitude vai provocar neve entre o anoitecer de Domingo e a tarde de Segunda-feira. Domingo é mais provável nos Distritos de Braga, Vila Real e Viseu e na Segunda-feira de manhã nos de Bragança e Guarda.

Na Terça-feira é provável que volte a nevar nestas regiões acima dos 900 a 1000 metros mas com mais dificuldades em acumular.

Prevê-se pouca precipitação na madrugada de Segunda-feira, mas se chegar a acontecer será neve mesmo ligeiramente abaixo dos 800 metros nos Distritos já citados. Com estas condições a neve pode pegar com facilidade acima dos 900 metros, mas durante o dia derrete com facilidade quando parar a precipitação.

Pode nevar muito e acumular pouco abaixo dos 1000 metros, mas acima dessa cota volta a ficar tudo branquinho. Temporariamente também pode acumular em qualquer localidade acima dos 800 metros desde que haja precipitação durante a noite.

No Domingo à tarde actualizarei a página de Previsões de Neve com mais pormenores sobre em que localidades e horários será mais provável aparecer a neve. Como se trata de uma depressão um bocado complexa não vai ser fácil e até pode vir a alterar passando a neve ser insignificante.

Quanto à chuva está para durar, sendo mais frequente no Domingo a partir do meio da tarde e à noite.
Na Segunda-feira chove mais em Lisboa, Alentejo, Algarve e em Trás os Montes e Beira Alta com a possibilidade de ser neve já aludida.
Na Terça-feira em todo o território com bastante intensidade.
Na Quarta-feira deve ser o dia em que chove menos, são aguaceiros dispersos em todas as regiões.
Na Quinta-feira será chuva persistente, em principio mais frequente no Centro e Sul.

O vento será moderado a predominar de Oeste e Noroeste com alguns períodos de Sudoeste aquando dos períodos de chuva mais prolongados. Com tanta instabilidade são sempre possíveis momentos com rajadas fortes resultantes das nuvens com desenvolvimento vertical e da formação de remoinhos.

Isoladamente pode haver alguns aguaceiros acompanhados de trovoada que podem provocar granizo mesmo em locais de baixa altitude, de uma forma geral devem ser pouco frequentes.




Resumidamente vamos ter uma semana com tempo normal de Inverno e com neve na Primavera.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Furacão Açores
calor e trovoada
calor no fim de semana
calor até ao fim Agosto
meteorologia em Agosto
vento nos incêndios
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum