Abril águas mil

Em Abril águas mil? Parece que sim.

Diz o povo que em Abril águas mil. Nem sempre é assim, nem as previsões para um mês inteiro têm fiabilidade suficiente para darmos agora uma resposta concreta. No entanto, a avaliar pelas previsões que estão disponíveis para esta semana e para a seguinte, parece que se pode vir a cumprir o ditado.




A chuva e até a neve na Serra da Estrela vão continuar a marcar presença nos próximos dias ou semanas. Claro que vão aparecer alguns dias de sol e temperaturas amenas pelo meio, mas a maioria será com chuva e algum frio.

Continuará a nevar na Serra da Estrela quando houver precipitação, serão mais os dias com neve do que os em que seja apenas chuva. Teremos uma Primavera com um bom manto branco que se vai aguentar durante muito tempo.

Como é habitual nesta época do ano, a precipitação será mais através de aguaceiros do que através de longos períodos de chuva. Isto significa que num dia em que está a brilhar o sol em poucas horas pode passar a chover com intensidade. As trovoadas também passam a ser fruta da época.

Tanto a chuva como a neve nunca são demais, são bem melhores do que o período de seca a que estivemos sujeitos. Se começar a ser demasiada o pessoal pode trocar os papeis do subsidio da seca pelos das inundações. Para já parece-me que não são necessários nem para uma coisa nem para a outra. Tudo normal.

Previsões para os próximos dias:

Segunda-feira dia 2 – Alguma chuva que começa de manhã no litoral Oeste e se vai estendendo ao longo do dia às regiões do interior. Ligeira descida das temperaturas. Vento fraco a moderado de Sul.

Terça-feira dia 3 – Aguaceiros frequentes que serão de neve na Serra da Estrela acima dos 1700 ou 1500 metros. Mais uma ligeira descida das temperaturas. Vento moderado a forte de Sudoeste.

Quarta-feira dia 4 – Chove menos, alguns aguaceiros na madrugada e manhã no Norte e Centro. À tarde já aparecerá bastante sol. Madrugada fresca e subida das temperaturas durante o dia. Vento moderado de Oeste tornando-se fraco a partir da tarde.

Quinta-feira dia 5 – Sol e algumas nuvens altas, não se prevê precipitação. Subida acentuada das temperaturas. Vento fraco a moderado de Sul.

A chuva pode regressar na Sexta-feira, em principio a partir da tarde, e deve continuar no fim de semana. Pode nevar outra vez na Serra da estrela. Voltam a descer as temperaturas e o vento deve ser relativamente fraco.

Seria mesmo Abril águas mil, caso se confirmassem as actuais previsões de médio prazo. Manda a prudência esperar mais uma semana para ver se a evolução é para a chuva ou para o sol de Primavera.




Foto recente da Serra da Estrela, por Manuel Ferreira.


Leave a Reply

Outras publicações:

Julho fresco
Meteorologia em Julho de 2018
subida ligeira das temperaturas
lagoa comprida
neblina e aguaceiros
trovoada
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum