previsões meteorológicas

Previsões meteorológicas para a Páscoa 2018

As previsões meteorológicas para estes dias da Páscoa de 2018 fazem lembrar o Natal. Frio, vento, chuva e neve na Sexta-feira, algum frio e algum sol por entre as nuvens no Sábado, um dia tranquilo e com temperaturas amenas no Domingo. O tempo próprio do Inverno continua durante a próxima semana.




Continua a ser moda nevar à Sexta-feira, e nesta que até é Santa, a neve volta a aparecer em força. Quase todos os nevões dos últimos anos foram à Sexta-feira. Não estão fáceis as previsões meteorológicas para a neve desta Sexta-feira.

Vamos ter algumas variações de temperatura e intensidade da precipitação que baralham um pouco a previsão da cota da neve. Quando há frio para nevar em cotas relativamente baixas prevê-se menos precipitação, quando a precipitação é mais intensa prevê-se menos frio.

O que é mais do que certo é que será um nevão importante acima dos 1200 a 1300 metros, o que deixa as montanhas mais altas bem carregadas de neve.

O que quase toda a gente quer saber é em que localidades vai nevar. A resposta a essa pergunta não está fácil devido às variações constantes que pode ter a cota da neve. O que me parece mais plausível é neve na madrugada acima dos 800 m e durante o dia acima dos 1000 a 1200 metros, podendo ser relativamente mais baixa de manhã e ao anoitecer.

As regiões de Montalegre e Castro Daire  parece-me que têm um nevão garantido. Na Guarda também pode nevar, mas o pessoal só considera neve quando fica tudo branco durante muito tempo. Ainda tenho algumas dúvidas se chega a atingir a dimensão desejada, ou se são aguaceiros de neve esporádicos ou misturados com chuva. Falta muito pouco para ser um nevão, só acontece se nos momentos de maior precipitação houver mais frio do que o previsto.

Como o vento é de Oeste a primeira linha de montanhas apanha mais frio e mais precipitação, por isso os nevões serão mais prováveis no Minho e nas zonas Noroeste dos Distritos de Vila Real e Viseu.

Como há muito frio em altitude pode haver momentos em que neve ligeiramente abaixo dos 800 metros mas vai ter muitas dificuldades em pegar, nomeadamente durante o dia.

Irei acrescentando aqui algumas informações com base na observação do que se for passando.

Sábado há frio na madrugada e subida das temperaturas ao longo do dia. Chove pouco, apenas alguns aguaceiros fracos na madrugada e manhã no Minho e Beira Litoral. Diminui a intensidade do vento.

Domingo está um dia tranquilo com temperaturas amenas e algum sol filtrado por nuvens altas. Vento fraco a moderado de Sul.

Durante a próxima semana as previsões meteorológicas indicam mais chuva, algum vento e mais neve na Serra da Estrela.




Foto de Loriga- Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia
frio e aguaceiros
Outono
S. Martinho com chuva
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie Natal

La-Vie-Natal

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum