Primavera adiada

Primavera adiada. Continua frio de Inverno.

Na próxima semana entra no calendário, mas na realidade vamos ter Primavera adiada pois continuamos com frio de Inverno durante bastantes dias, talvez até algumas semanas. Podem aparecer alguns dias com sol mas haverá muito frio nas madrugadas. Também vão continuar a aparecer vários dias com chuva que será neve nas montanhas e em algumas localidades mais altas.




Uma das vantagens do frio é provocar pouca evaporação pois tem pouca capacidade  para conter vapor de água, daí resulta que quase toda a água trazida pela chuva vai entranhar nos terrenos e alimentar as albufeiras e os poços que tão necessitados estavam há um mês.

Na Serra da Estrela vai continuar a nevar e transformar o grande nevão que já tem, em enorme. Esta Páscoa será o destino certo para todos os que gostam de desportos de Inverno. A neve tem metros, sim metros de altura e vai durar semanas ou mesmo meses. Se não tiver uma invasão como as que costuma ter no fim do ano é porque anda tudo a dormir, pois as condições naturais vão ser únicas.

Não vai ser fácil acertar nos pormenores das previsões neste período de Primavera adiada, vamos estar quase sempre na fronteira entre os anticiclones e as depressões o que provoca muito facilmente alterações de pormenor nas previsões, mesmo de curto prazo. O pormenor às vezes é importante pois pode fazer a diferença entre chover muito ou quase nada.

Resumidamente os próximos dias podem ser assim:

Sábado – Muita chuva na madrugada no Norte e Centro continuando durante todo o dia no Sul. Neve acima dos 1200 metros a tornar o nevão enorme na Serra da Estrela. Pode chover de forma persistente em Lisboa e no Alentejo. Vento Oeste fraco nas regiões do Norte e moderado a forte no Algarve.

Domingo – Aguaceiros relativamente fracos distribuídos por todo o território, alternando com bons períodos com sol. Vento fraco a moderado de  Oeste e Noroeste.

Segunda-feira – Chuva e aguaceiros que devem ser mais frequentes do que no Domingo. Descida das temperaturas a partir da tarde. Vento moderado de Noroeste e Norte.

Terça-feira – Bastante sol durante o dia e muito frio na madrugada. Temperaturas negativas no interior. Vento moderado a forte de Norte

Quarta-feira – Mais uma madrugada muito fria e um dia com muito sol a tornar as temperaturas mais amenas. Vento moderado de Nordeste.

Na segunda metade da semana deve continuar o frio e voltar a aparecer a chuva e a neve a partir de Sexta-feira.




Foto recente na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Furacão Açores
calor e trovoada
calor no fim de semana
calor até ao fim Agosto
meteorologia em Agosto
vento nos incêndios
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum