Muita chuva e muito vento na Quarta-feira

O Inverno segue o seu caminho até ao fim, vamos ter muita chuva e muito vento na Quarta-feira. Será também um grande nevão na Serra da Estrela. A chuva intensa chega a todas as regiões e pode fazer transbordar ligeiramente alguns rios e ribeiros.




No resto da semana descem as temperaturas e há alguma chuva e aguaceiros que serão mais frequentes nas regiões do Norte e Centro.

Parece que a chuva continua até ao fim de semana, sendo nessa altura mais frequente no Centro e no Sul. Já levamos 3 semanas de chuva regular que se vai reflectir no caudal dos rios e na água armazenada nas barragens. A chuva que vem esta semana vai colmatar alguma deficiência de armazenamento que ainda existisse.

A Serra da Estrela vai receber o maior nevão dos últimos anos e ficará com muita neve para uma boa parte da Primavera. Os que andavam tristes com a falta de neve podem ir marcando as viagens pois a neve não vai faltar durante muito tempo.
Isto não é único, eu usei muitas vezes como frigorífico a neve existente na Serra nos meses de Julho e Agosto nos meus tempos áureos de escalador em que passava meses acampado nas zonas altas da Estrela.

Sobre as questões relacionadas com a queda de neve pode acompanhar as actualizações nas páginas Previsões de Neve e mais especificamente as da Serra da Estrela- Torre.

Previsões para os próximos dias:

Quarta-feira – Tem todos os ingredientes de um dia de Inverno puro. Muita chuva e muitos aguaceiros tanto no Norte como no Sul. Muito vento de Sul e Sudoeste. Algum frio que ajuda a que a precipitação seja em forma de neve na Serra da Estrela fazendo um nevão monumental. Os rios podem transbordar a partir da tarde. Nas zonas sensíveis a inundações devem estar atentos.

Quinta-feira – descem as temperaturas e é um dia típico de aguaceiros de pós-frontal. Chuva e aguaceiros moderados, neve acima dos 1200 metros, podendo descer até aos 1000 metros à noite. Vento moderado de Sudoeste e Oeste.

Sexta-feira – continuam a descer as temperaturas. Aguaceiros que podem ser de neve acima dos 1000 a 1200 metros. Na madrugada pode vir a nevar a 800 metros mas vai ter dificuldades em pegar. No Minho e nos Distritos de Viseu e Vila Real é onde há mais possibilidades de se ver neve, dado que são as zonas com maior quantidade de precipitação. Vento moderado de Oeste.

As previsões do fim de semana apontam para chuva e alguns aguaceiros. Em principio serão mais frequentes no Sul e no Centro. Pode ser mais uma boa rega para o Alentejo e Algarve.

Aparentemente a Primavera vai entrar com bastante frio mas o sol vai começar a aparecer com mais frequência.

Para já o importante é ter em conta que vai ter muita chuva e muito vento na Quarta-feira, não arrisque e seja prudente.




Foto de Manuel Ferreira


Um comentário

  1. Roberto Varajão diz:

    Essa previsão de quarta-feira foi mesmo em cheio!

Leave a Reply

Outras publicações:

trovoadas
temperaturas
fresco até Domingo
chuva fraca
neblina
aguaceiros tipo trovoada
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum