chuva persistente

Continua bom tempo. Chuva persistente.

Agora sim podemos dizer que está bom tempo, esta chuva persistente vai continuar durante mais uma semana e acabar com as enormes carências de água que tínhamos nos rios e nas albufeiras. Então depois de semanas inteiras a meter medo com a seca e a dizer que íamos virar um deserto, agora só se fala em mau tempo. O bom tempo é aquele que vem quando mais precisamos.




Estávamos carenciados de água, até já se rezava por chuva, ela aí está, persistente e bem caída. Ainda mal começou se tivermos em conta a que está prevista para os próximos dias. Isto sim é o verdadeiro bom tempo para a época, pois ainda estamos no Inverno. Veio tarde mas chegou.

Para além da chuva também veio neve para Trás os Montes. A neve é sempre uma festa. Vai continuar a nevar, agora só nas zonas mais altas. A Serra da Estrela vai ter o maior nevão do ano, são 5 dias seguidos a nevar permitindo acumular mais de 1 metro de neve que vai resistir a algumas chuvadas. Deve ficar alguma para a diversão na Primavera e para ir alimentando o caudal dos rios.

Pode ser que ainda haja algum dia que chegue à Guarda, o pessoal já anda com inveja de Bragança. Calma que agora vai ser mais fácil nevar na Guarda do que em Bragança.

As previsões para os próximos dias são fáceis de descrever em poucas palavras: chuva persistente e neve nas montanhas. Algum vento a deitar abaixo estruturas mal construídas ou mal conservadas.

Não liguem aos alarmistas que chamam tempestade a qualquer vendaval, inundação a qualquer sarjeta entupida que alaga uma rua mal construída, alertas por tudo e por nada, trovoadas quando há um aguaceiro é forte, ciclones quando partem uns galhos das árvores.

Claro que pode haver alguns estragos e devemos ser cuidadosos. É imprudência ir tirar fotos junto das ondas gigantes, viajar num dia de nevão levando as crianças, estacionar debaixo de estruturas ou árvores em zonas de muito vento, circular a alta velocidade com chuva intensa, etc. etc.

O tempo não tem culpa da imprudência humana. Adaptem-se e protejam-se e não chamem a isto mau tempo. Eu chamo-lhe tempo maravilhoso mas que merece respeito.

Quando vier o sol eu aviso e também lhe vou chamar bom tempo, desde que não venha 3 meses seguidos. A seca não acaba em 2 semanas mas leva um bom arrombo. Quando vier uma tempestade a sério também aviso e aí é melhor ficarem em casa. Agora viagem com cuidado.




Foto de Manuel Ferreira


11 comentários

  1. João Rodrigues diz:

    Não queria deixar passar em claro este lindo e brilhante texto sobre o lado pedagógico da meteorologia, para felicitar o seu autor. É que nestes últimos tempos, temos lido os mais díspares comentários, previsões e até pedidos de rezas, que vão desde os alarmistas aos pessimistas. Adorei a maneira pedagógica como se encara a meteorologia, transportando para o comportamento mais ou menos irresponsável e negligente da condição humana.
    Adorei e o meu Bem-Haja Vitor Baía.

  2. J Monteiro diz:

    Sábias palavras então que venha o Bom Tempo
    para depois desfrutar a chegada da Prima … vera

  3. Pedro Cabral diz:

    Magnífico texto em que concordo em absoluto. Bom trabalho.

  4. Ainda há muitas pessoas que vale a pena ler e ouvir. Cada um escolhe o que mais ressoa consigo. Eu dou os parabéns a este grande senhor que, de uma maneira simples e natural, nos fala do tempo, sem alarmismos.” O bom tempo é aquele que vem quando mais precisamos”Muito obrigada!

  5. Cesar Lopes diz:

    Meu Caro Vítor, venho antes de mais felicitá-lo pelo seu excelente e exímio trabalho. Faz parte do meu dia a dia consultar as suas previsões. E que palavras tão bem ditas…Este sim é o bom tempo de inverno…e que agradável é ver chover…Já se começa a ver alguns prados verdes graças a Deus. Continue o seu excelente trabalho que eu continuarei a acompanhá-lo. Ainda bem que o homem não pode mandar na metereologia…Um abraço.

  6. Silvia Ventura diz:

    É sempre um prazer ler e aprender com quem tanto sabe. É uma realidade, andamos ao sabor da especulação informativa, e esquecemo-nos de pensar pela nossa cabeça…obrigada Vitor

    • VitorBaia diz:

      A muitos fazia-lhes bem voar ao sabor das forças da Natureza como nós fazemos há tantos anos. Percebiam melhor o que é bom e o que é mau. Obrigado Sílvia tu és um exemplo que poucas seguem, mas ao menos és feliz na Natureza.

  7. Estela Martins diz:

    Ora bem que alguem fala em bom tempo. Frio, chuva e neve no inverno é oque se precisa e não é mau tempo, é o tempo adequado à estação do ano!

  8. Marco Caetano diz:

    Parabéns pelo excelente trabalho e pela melhor previsão meteorológica que li até hoje!

  9. jose oliveira diz:

    Não me surpreende este texto. O Vitor sabe o que diz e sabe o que faz e sobretudo sabe o que é estar na natureza. Só tenho por isso de continuar a dizer que deste lado continuamos a seguir este excelente trabalho e a dar a nossa força para que continue por muitos e bons anos. Obrigado

Leave a Reply

Outras publicações:

trovoadas
temperaturas
fresco até Domingo
chuva fraca
neblina
aguaceiros tipo trovoada
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum