chuva com fartura

Adeus seca. Vamos ter chuva com fartura.

A seca tem os dias contados, são mais 3 ou 4, pois a chuva com fartura está a caminho e tudo indica que vem com fartura durante muitos dias seguidos ou mesmo semanas. Caso se venham a confirmar as actuais previsões vai chover tanto na próxima quinzena como choveu no último ano.




A chuva com fartura não se vai limitar às regiões do costume, desta vez também vai chegar ao Alentejo e ao Algarve com a mesma intensidade com que chega ao Norte. Apenas a zona do Alto Douro terá menos chuva do que o resto do território, mesmo assim chega lá uma quantidade razoável.

Claro que nem todos os problemas da seca ficam resolvidos em 15 dias, no entanto a maioria ficarão bem minorados. Caso continue a chover bem na Primavera podem mesmo ficar quase todos resolvidos. Já diz o povo: não há fome que não dê em fartura.

Começa a chover na Segunda-feira no Algarve e vai progredindo para Norte ao longo do dia. Os primeiros dias é apenas chuva moderada mas a partir de Quarta-feira vai ganhando intensidade.

Se há precipitação aumentam as possibilidades de também haver neve, embora nesta altura do ano sejam nevões fortuitos que desaparecem rápido com novas chuvadas. Esse aspecto será tratado com mais detalhe na página Previsões de Neve.

Toda a Europa Central e do Norte vai ter a maior vaga de frio deste ano e uma das maiores dos últimos anos. Temperaturas entre os -10 ºC e os -20 ºC vão afectar muitos milhões de pessoas.

Tudo isto resulta do facto de o anticiclone se instalar bem a Norte e criar uma corrente de vento Nordeste que transporta o ar frio polar com trajecto continental. Essa localização do anticiclone permite que as depressões desfilem na nossa latitude e nos tragam a necessária chuva. Que fique por lá muito tempo o anticiclone, pois nós já o cá tivemos mais de 1 ano e deu a seca que se conhece.

Se calhar estou-me a esticar muito, pois sempre digo que as previsões de médio prazo são pouco fiáveis, mas os factores conjugados são tantos que estou mesmo convencido que a chuva vai chegar com fartura. Não deixa de ser uma previsão e como tal também pode falhar. Quem tiver medo de falhar o melhor é não fazer previsões.




Foto de Manuel Ferreira


4 comentários

  1. Graça pereira diz:

    BOA!!! Finalmente excelentes notícias :)

  2. João Rodrigues diz:

    Excelente ante-visão: sensata, açertiva bem ponderada e sem alarmismos. Resumindo fiável e confiável. No entanto reparo que pouco é referido um fenómeno com o qual me preocupo, que é o vento. Se me permite, e desde já as minhas desculpas, não poderia fazer referência a tal fenómeno nas suas excelentes previsões ? Cumprimentos

  3. Tito diz:

    João Rodrigues, para ver o vento tem de ir às previsões locais (em cima à esquerda)

  4. João Rodrigues diz:

    Peço desculpa pela minha falta de atenção, pois acedo muito poucas vezes às previsões locais por serem muito sucintas e genéricas. Sinto que sou mais bem informado com os textos que acompanham as previsões. Cumprimentos

Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia
frio e aguaceiros
Outono
S. Martinho com chuva
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie Natal

La-Vie-Natal

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum