chuva neve na Sexta-feira

Chuva ou neve na Sexta-feira

Na madrugada de Sexta-feira vamos ter precipitação em todo o país. Uma massa de ar mais húmida e relativamente mais quente vai sobrepor-se ao ar frio e seco que temos tido estes dias. Será chuva na maioria do território mas pode vir a ser neve em algumas regiões.




Nas montanhas acima dos 1400 metros não há grandes dúvidas que será neve. A Serra da Estrela recebe um bom reforço de neve para receber os muitos turistas que a visitam no Carnaval.

Trata-se de uma situação meteorológica que também pode trazer neve nas regiões do interior em cotas relativamente baixas. O ar frio acumulado estes dias provoca uma inversão térmica abaixo dos 1500 metros. Isto significa que a temperatura é praticamente a mesma entre os 1500 m e a superfície.

Se essa temperatura for de 0 ºC ou negativa a precipitação será sob a forma de neve seguramente. O problema é que os modelos matemáticos de previsão indicam que vai ser entre 1 e 2 ºC. Se o cenário for esse pode começar a nevar e depois passar a ser chuva. Os 0 ºC estão dentro da habitual margem de erro destes modelos por isso não descartamos a hipótese de ser neve. Claro que os 3 ºC também estão dentro da margem de erro  pelo que também pode ser apenas chuva.

A região de Bragança é a que está com temperaturas mais favoráveis e estou convencido que vai ser neve na cidade e noutras zonas do Distrito, particularmente nas mais próximas da fronteira com Espanha. No Distrito de Vila Real pode começar a nevar mas pode passar a ser chuva a meio da madrugada.

No Distrito da Guarda as hipóteses existem, mas são menores pois a temperatura prevista é ligeiramente positiva. As zonas junto à fronteira com Espanha e o vale de Manteigas são as que acumulam ar mais frio e as que têm mais hipóteses de ter neve.

Se houver uma descida e 2 ºC nas temperaturas actualmente previstas neva bem nos Distritos de Bragança e Guarda e pode chegar a nevar nos de Viseu, Vila Real e Castelo Branco.

Com base nos dados disponíveis na Quarta-feira às 17 horas o mais provável é ser neve no inicio e depois passar a ser chuva.  As previsões actualizam de 6 em 6 horas e irei colocando aqui a evolução. Já foram melhores e estão a evoluir cada vez mais no sentido da chuva.

As previsões às 22 horas de Quarta-feira, afastam muito as possibilidades de neve. Sobem as temperaturas e há menos precipitação. Vamos ver o que nos trazem as próximas, mas parece que o cenário que descrevi pode ser virtual.

As previsões às 9 horas de Quinta-feira indicam menos precipitação e menos frio. Parece afastada a possibilidade de grandes nevões. Se chegar a nevar será pouco e passa a chuva fraca no inicio da manhã.

As previsões das 22 horas de Quinta-feira continuam a indicar pouca precipitação e temperaturas pouco adequadas para a queda de neve. Parece-me que vai nevar pouco ou nada. Se nevar na Serra da Estrela e na zona de Bragança já não é mau. Gostava de estar enganado.




Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

chuva com fartura
Linhares da Beira
chuva no Minho
tempo no Carnaval 2018
chuva neve na Sexta-feira
vaga de frio
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo
Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo
La Vie Guarda
La Vie
Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum