Tempestade Ana

Tempestade Ana, Domingo 10-12-2017

Este Domingo é o dia em que passa a tempestade Ana em Portugal. Vou tentar dar uma previsão do que se pode vir a passar nas várias regiões do País realçando os momentos que me parecem poder vir a incomodar mais a vida das pessoas.

De uma forma genérica é uma tempestade como outras que nos costumam assolar nos Invernos. Pode ter uma gravidade idêntica às piores dos últimos 5 anos. O maior problema será a chuva e o vento forte no período de cerca de 1 a 2 horas aquando da passagem da frente fria.

O problema que acrescenta risco à situação é o facto de coincidir com o regresso a casa depois de um fim de semana prolongado. Muito transito no meio de uma tempestade incomoda e complica mais a vida dos viajantes.

O que está previsto por regiões e horários é o que vou tentar descrever a seguir:

Distritos de Viana do Castelo e Braga – Manhã normal com chuva relativamente fraca e vento moderado. Tarde de chuva intensa e vento forte. Noite com o período critico entre as 18 e as 21 em que o vento atinge o pico máximo. A seguir descem as temperaturas, começam os aguaceiros com alguma neve nas montanhas acima dos 1000 m na madrugada de Segunda-feira.

Distritos de Vila Real e Bragança – Tudo normal até às 15 horas chuva relativamente fraca e vento moderado a forte. A partir dessa hora chove com intensidade em Vila Real e em maior quantidade do que em Bragança onde a chuva intensa só deve chegar depois das 18 horas e continuar durante a noite. O período critico do vento vai verificar-se entre as 20 e as 22 horas. O frio entra depois da meia noite e pode nevar acima dos 1000 a 1200 metros na madrugada de Segunda-feira.

Distritos do Porto e Aveiro – Serão dos mais afectados por esta tempestade. Tudo normal  até às 15 horas, chuva moderada e vento moderado a forte. Depois das 17 horas começa o período critico que será o mais prolongado e pode durar até às 23 horas. Chuva intensa e vento muito forte.

Distritos de Coimbra Leiria e Viseu – Tudo normal até às 18 horas chuva fraca e vento moderado a forte. Chuva intensa entre as 18 e as 23 horas. Período critico de vento muito forte entre as 20 e as 23 horas. Em Leiria pode chegar até à meia noite.

Distritos da Guarda e Castelo Branco – Serão dos menos afectados pela tempestade. Até às 20 horas terão chuva normal e vento moderado que pode ser forte nas zonas altas. O período critico será entre as 20 e as 24 horas com chuva intensa e vento forte. Na madrugada de Segunda- feira descem as temperaturas e pode nevar acima dos 1200 m.

Distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal – Tudo normal até às 22 horas, pouca chuva e algum vento durante o dia, chuva moderada depois das 20 horas. O período critico será entre as 23 horas de Domingo e as 2 horas da madrugada de Segunda-feira com chuva e vento muito fortes.

Distritos de Portalegre, Évora e Beja – Tudo normal até às 23 horas de Domingo, chuva fraca e vento moderado a forte. O período critico será entre as 0 horas e as 3 horas da madrugada de Segunda-feira, Chuva e vento muito fortes.

Distrito de Faro – Tudo normal no Domingo, pouca chuva e bastante vento. A tempestade só chega ao Algarve depois das 2 horas da madrugada de Segunda-feira, com chuva e vento muito fortes. Às 6 da madrugada deve voltar tudo ao normal.

Não levem demasiado a peito os horários pois pode sempre haver pequenas alterações. Previsões são isso mesmo e sujeitas a erros. Evitem viajar nos períodos críticos e estejam atentos. Se as alterações forem significativas mudarei os horários se possível em tempo útil.




Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Julho fresco
Meteorologia em Julho de 2018
subida ligeira das temperaturas
lagoa comprida
neblina e aguaceiros
trovoada
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

la-vie-novas-lojas

Vítor Baía ©2018 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum