seca

A seca continua e pode agravar-se.

A situação de seca que vivemos pode agravar-se nas próximas semanas. Não se vislumbram previsões de chuva consistente nos próximos dias. É evidente que previsões a mais de 10 dias não são nada fiáveis, pelo que nos resta a esperança que venham a alterar e não confirmem os piores cenários no que diz respeito à seca.

Vamos ter uma semana com muito sol e subida gradual das temperaturas. No inicio da semana as madrugadas ainda são frescas como é natural nesta altura do ano em que as noites já são bastante longas. Na segunda metade da semana podemos ter temperaturas bem acima da média para esta época do ano.

Como o vento à superfície é fraco de componente Leste e Sul é natural que se venha a formar neblina ou nevoeiro nas madrugadas nos vales de alguns rios afluentes do Douro no Nordeste transmontano. Também é possível a formação de neblina no litoral Oeste nos dias seguintes aos que a brisa de Norte e Noroeste entrar à tarde.

Como ainda está tudo muito seco há risco de ignição de incêndios mas a sua propagação é controlável e não há dias tão perigosos como o último 15 de Outubro. Convém redobrar a vigilância e actuar rápido na primeira intervenção. O tempo vai ser mais parecido com o Verão do que com o Outono.

Não vou discriminar o tempo de cada um dos dias porque são todos bastante parecidos uns com os outros, diferem apenas na subida progressiva das temperaturas até Sábado. É provável que depois comecem a descer no Domingo.

As previsões de médio prazo continuam a alterar constantemente, o que é habitual, pelo que não lhe podemos dar muita credibilidade. Umas vezes apontam para a vinda da chuva, outras vezes indicam a possibilidade da chegada do frio. Vamos aguardar que nos primeiros dias de Novembro se verifique a mudança e acabe este período prolongado de seca. Não está fácil.




Foto de Filipe Patrocínio 


Um comentário

  1. Daniel Pinto diz:

    Bom dia.
    Sr. Vitor, na sua opinião há algum fenómeno (temporário ou não) que possa justificar estas temperaturas, a ausência de humidade e manutenção deste tempo seco nesta altura do ano?
    Continuação de bom trabalho.

Leave a Reply

Outras publicações:

Nuvens e chuvisco
Tempestade Ana
algumas nuvens
frio de inverno
Alguma chuva a partir de Quarta-feira
seco
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo
Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo
La Vie Guarda
La Vie
Vítor Baía ©2017 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum