Penhas Douradas neve

Fim de semana de frio na Serra da Estrela

Este fim de semana vai ser marcado pelo frio na Serra da Estrela, acompanhado por alguma neve, mas mesmo assim pode ser uma boa oportunidade para uma visita turística. Obviamente é diferente visitar a Serra com tempo agreste do que com um lindo dia de Sol, requer alguns cuidados mas tem o aliciante de poder ver nevar ao vivo.

As previsões apontam para aguaceiros (períodos intermitentes) de neve acima dos 1000 a 1200 metros. Serão mais frequentes no Sábado, podendo ocorrer tanto de manhã como à tarde, do que no Domingo em que só devem ocorrer à tarde e à noite sendo mais fracos e a cota ligeiramente mais alta. Segunda-feira também vai nevar principalmente na madrugada e manhã.

Apesar de a quantidade de neve que vai cair não ser muita, o vento cria alguma acumulação anormal em determinados locais e ajuda à formação de gelo o que pode complicar as viagens acima dos 1500 m, ou seja, na estrada da Torre. Se não tem correntes de neve, viatura TT e experiência de condução em piso gelado, não se aventure nessa estrada, caso esteja aberta,claro. Tem inúmeras alternativas em cotas entre os 1200 e os 1500 m onde já encontra neve, vê nevar e corre menos riscos. Aconselho as Penhas Douradas, Vale do Rossim, Covão D`Ametade, Penhas da Saúde ou Lagoa Comprida como locais a visitar, esquecendo a Torre onde só vai encontrar frio, vento e nevoeiro para além do risco acrescido na viagem. A Torre é para visitar em lindos dias de Sol e eu também costumo anunciá-los nas previsões. Não é o caso deste fim de semana e talvez venha a ser o caso no próximo.

Se é praticante de desportos invernais já sabe que vai encontrar boas condições mas duras em termos meteorológicos. Aventure-se apenas até onde chega o seu nível de experiência. Como se diz vulgarmente “não está para meninos” mas mesmo assim permite actividades interessantes para quem tenha juízo e experiência anterior em situações mais duras. Resumindo, é um fim de semana para quem gosta de frio na Serra da Estrela com alguma neve a cair e bastante já acumulada pelos nevões anteriores. Para se ter isso tem que se viver também algum desconforto e tentar não correr demasiados riscos. As leis da Natureza são para respeitar.

Foto das Penhas Douradas por Manuel Ferreira

 


Leave a Reply

Outras publicações:

temperaturas amenas
meteorologia em Maio
chuva
Meteorologia na primeira semana de Maio
tempo até ao 25 de Abril
Meteorologia para a Páscoa de 2019
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Dia-da-Criança
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum