nuvens a ameaçar trovoada

Previsão meteorológica para a zona de Pedrogão

Vivem-se momentos trágicos na zona de Pedrogão com o incêndio que vai alastrando às regiões vizinhas. Vou tentar ajudar com a previsão meteorológica para as próximas horas e dias naquela região. Tenho sido solicitado para dar informações sobre o vento, por alguns amigos e conhecidos, este parece-me o melhor meio de passar a previsão a mais pessoas que a considerem útil.

Actualizado às 11.00 horas de dia 21-06-2017

As condições meteorológicas vão melhorando mas, para já, não são as mais favoráveis para o combate ao incêndio, nomeadamente na tarde de hoje. As noites vão melhorar claramente mas durante o dia podem ocorrer reacendimentos pois o calor e o vento para isso contribuem. Como o vento predomina de Sul a propagação do incêndio vai ser para Norte.

Na Quarta-feira  de manhã o céu estará pouco nublado ou limpo,  o vento é fraco de Sul e Sueste nas zonas baixas mas acima dos 800 metros de altitude sopra com alguma intensidade, entre 20 a 30 km/h.

Durante a tarde o céu continua pouco nublado, formação de alguns piro-cúmulos aos 3000 metros mas com menos desenvolvimento do que no dia de ontem. O vento sopra de Sul e pode ultrapassar os 20 km/h com algumas rajadas mais fortes. Digamos que o vento vai complicar o combate ao incêndio. Mo final da tarde roda para Noroeste à superfície e mantém-se Sul acima dos 1000 metros.

Durante a noite as condições melhoram claramente com diminuição da temperatura, vento fraco de Norte e aumento da humidade podendo vir a formar-se neblina ou nevoeiro. O fumo fica concentrado nas zonas baixas pois não tem condições para subir.

Na Quinta-feira melhoram as condições de combate ao incêndio, a madrugada é mais fresca, com mais humidade e com pouco vento. Durante o dia não há nuvens, o vento é fraco de Oeste de manhã e de Noroeste à tarde. Aparentemente as condições serão boas para o trabalho dos meios aéreos.

Na Sexta-feira as condições meteorológicas continuam a melhorar com uma madrugada fresca e húmida. Durante o dia o céu estará limpo, o vento fraco de Noroeste, boas condições para os meios aéreos.

Estou com uma certa esperança que fique tudo controlado até Sexta-feira. No fim de semana o tempo vai ficar fresco e húmido, era bom que viesse uma chuvada para fazer o rescaldo. Ainda é muito cedo para as previsões serem fiáveis.

Irei actualizando estas previsões sempre que as alterações tenham significado. Os comentários sobre o fenómeno meteorológico que o originou ficam para mais tarde.




Leave a Reply

Outras publicações:

Incêndio 15 Outubro
Outono
Semana com calor de Verão
tempo de Verão no Outono
continuamos sem chuva
tempo seco
La Vie Guarda
La Vie
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo
Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo
Vítor Baía ©2017 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum