calor abrasador

Calor abrasador na Primavera

Ainda estamos na Primavera mas não parece nada, vamos ter uma vaga de calor abrasador a partir de Sexta-feira que ombreia com qualquer período quente de Verão. No fim de semana o calor vai ser mesmo muito em todo o país com as temperaturas máximas a ultrapassarem os 40 ºC em muitos locais.

Poucas nuvens até Sábado de manhã. A partir da tarde podem começar a aparecer cúmulos com desenvolvimento vertical a ameaçar trovoada. Este género de nuvens vão continuar nos dias seguintes e podem mesmo vir a ocorrer aguaceiros isolados acompanhados de trovoada. Serão pouco frequentes e mais prováveis na Segunda-feira. Digamos que na maior parte dos locais só se fica com a ameaça.

O vento vai ser de um modo geral fraco de Leste e Sul no interior e de Norte e Noroeste no litoral.

Quinta-feira – Terá poucas nuvens para além da possível neblina ou nevoeiro da madrugada nas regiões do litoral. Será a madrugada mais fresca desta semana, ao longo do dia volta o calor moderado. Vento fraco de Norte e Oeste que será moderado no litoral.

Sexta-feira – Subida acentuada das temperaturas. Será o primeiro de vários dias seguidos de calor abrasador. As temperaturas máximas vão ultrapassar os 35 ºC em praticamente todas as localidades e os 40 ºC nos locais mais quentes. Poucas nuvens e pouco vento de Leste de manhã e Norte ao fim da tarde.

A tendência para o fim de semana é para a continuação de muito calor, completamente fora do normal para os últimos dias da Primavera. A partir da tarde de Sábado aumentam as possibilidades de formação de nuvens de trovoada. No Domingo é provável que já ocorram alguns aguaceiros isolados.

É provável que o calor se prolongue para os primeiros dias da próxima semana, aumenta a quantidade de nuvens a ameaçar trovoada e fica mais provável a ocorrência de aguaceiros isolados e de curta duração. As temperaturas podem descer ligeiramente ao longo da semana mas ainda assim o tempo será bastante quente.




Há cerca de 10 anos o mês de Junho também foi assim quente e depois o resto do Verão acabou por ser fresco. Será que se vai passar o mesmo este ano? Só os deuses é que sabem, como não acredito neles, resta-me esperar para ver o que aí vem semana a semana.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

fresco
calor abrasador
bastante calor
tempo quente
vento no litoral
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo
Loja dos Brinquedos
Loja dos Brinquedos
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo
Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto
Vítor Baía ©2017 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum